in Jornal de Notícias
O ministro da Economia,Álvaro Santos Pereira, anunciou esta terça-feira no Parlamento que a nova tarifa social nos transportes será conhecida dentro de, aproximadamente, duas semanas e será para avançar em Setembro.
Falando na Comissão de Economia e Obras Públicas, o governante referiu que "a tarifa social será conhecida nos próximos 10 ou 15 dias".
Segundo referiu, "trata-se de um mecanismos de diferenciação para proteger os mais vulneráveis".
O Governo está também a reavaliar os projectos de alta velocidade e do novo aeroporto e deverá a apresentar as respectivas conclusões "em tempo oportuno".
"Estamos a reavaliar este projectos. Devemos estudar bem e, estudando bem, apresentaremos as nossas conclusões o mais rapidamente possível", disse o ministro da tutela na Comissão de Economia e Obras Públicas, a decorrer no Parlamento.
Segundo o governante, "mais importante do que ter um comboio de alta velocidade é apostar na ferrovia de bitola europeia".
As declarações de Álvaro Santos Pereira surgiram como resposta às questões colocadas pela antiga secretária de Estado dos Transportes Ana Paula Vitorino sobre o futuro destas duas grandes obras projectadas pelo anterior Executivo de José Sócrates.
"Nos últimos anos as obras públicas foram a receita mágica inventada para o nosso país crescer", reagiu Álvaro Santos Pereira, acrescentando que estas representam "um endividamento externo equivalente a 140 por cento do PIB" português.