15.9.11

Jean-Claude Trichet diz que reforma do sistema financeiro mundial tem de prosseguir

in Dinheiro Vivo

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, afirmou hoje que os recentes tumultos nos mercados provam que não é altura para recuar nas reformas do sistema financeiro mundial para prevenir uma nova crise.

Trichet afirmou que os governos devem agir rapidamente para implementar as regras de Basileia III no que se refere ao reforço das finanças dos bancos e ao acordo em impedir que os bancos "sistemicamente" importantes causem danos à economia global, em caso de falência.

O presidente do BCE disse que as tensões recentes no mercado demonstram que a economia "não está de volta ao normal como alguns pensavam há uns meses atrás", sublinhando que os bancos centrais do mundo estão a trabalhar em conjunto.

Trichet considerou que a decisão, hoje anunciada por cinco autoridades monetárias, de injectar liquidez nos bancos em dificuldades "é uma clara ilustração da cooperação apertada a nível global e da unidade" que é necessária.

O presidente do BCE falava em Wroclaw, na Polónia, onde vai participar, a partir de sexta-feira, na reunião de dois dos ministros das Finanças da União Europeia.