13.3.14

Meio milhão de pessoas pediu ajuda à Deco

Hugo Franco, in Expresso

As telecomunicações e os serviços financeiros foram as principais causas dos contactos e reclamações feitos à associação de Defesa do Consumidor em 2013.

Em 2013, 501 mil consumidores portugueses contactaram e pediram ajuda a DECO, o que representa um aumento de 15% em relação ao ano anterior.

As telecomunicações, os serviços financeiros e os de interesse geral como o sector da água, eletricidade e gás são os principais motivos dos contactos e reclamações feitos durante o ano passado. Também as vendas online ocupam uma fatia considerável no total das reclamações.

Em relação às telecomunicações (que ocupam mais de 10% dos contactos feitos à DECO), os dois grandes dois tipos de reclamações devem-se à "ação intentada contra a ANACOM pelo fracasso da migração para a TDT" e à "denúncia de publicidade enganosa difundida pelos operadores", esclarece o comunicado da associação, que fez há poucas semanas 40 anos de existência.

A DECO esclarece que 158 mil pessoas já assinaram a petição 'Liberdade na Fidelização', a favor da redução do período de fidelização nos contratos de serviços de telecomunicações.

Outra petição, intitulada 'Contas sem Custos' (que contesta a cobrança de encargos bancários que não têm um serviço claro associado ou cujo valor é desproporcionado do eventual conteúdo prestado, exigindo assim a criação de uma lei que proíba estes custos) tem um pouco menos, cerca de 91 mil assinaturas.