Marisa Soares, in Público on-line
A Câmara de Odivelas vai reforçar o apoio aos sem-abrigo identificados no concelho por causa da vaga de frio prevista para os próximos dias. O Instituto de Meteorologia emitiu um aviso amarelo para o distrito de Lisboa, que indica previsão de “temperatura mínima extrema” entre as 14h desta quinta-feira até às 13h de domingo.
Em parceria com o Movimento Odivelas no Coração, a autarquia vai distribuir hoje à noite, pelas 21h30, agasalhos e cobertores, e amanhã, pela mesma hora, uma sopa e uma bebida quente aos sem-abrigo.
Em comunicado, o Serviço Municipal de Protecção Civil alerta os grupos mais vulneráveis, nomeadamente crianças, idosos e pessoas com patologias crónicas, para que evitem a exposição prolongada ao frio, usem várias camadas de roupa folgada e ingiram sopas e bebidas quentes.
A autarquia recomenda ainda especial atenção às lareiras e braseiros, pelo perigo de intoxicação, e recomenda que sejam desligados os aparelhos eléctricos durante o sono, entre outros cuidados.
Em Lisboa, o vereador da Protecção Civil, Manuel Brito, disse que a câmara aguarda a confirmação das previsões meteorológicas para os próximos dias para decidir a activação do plano de contingência para o frio.
“Apoio à população sem-abrigo, distribuição de refeições, de alimentos energéticos, transporte para locais abrigados”, são exemplos do que o plano contempla, disse o vereador à Lusa, acrescentando que o plano “está pronto a avançar”.
O Metropolitano de Lisboa também já fez saber que a decisão de as estações permanecerem abertas depende da decisão da Proteção Civil municipal e que ainda não foi dada qualquer indicação nesse sentido.