8.11.12

Universidades podem ficar sem dinheiro para salários

por Fátima Casanova, in RR

Conselho de Reitores apela a alterações ao Orçamento do Estado para o próximo ano.

O Conselho de Reitores (CRUP) avisa que as universidades podem chegar a meio do próximo ano sem dinheiro para pagar salários , por causa dos cortes previstos na proposta do Orçamento do Estado para 2013.

A gravidade da situação levou o CRUP a reunir-se pela primeira, em cinco anos, com os representantes dos conselhos gerais das universidades, que integra personalidades da sociedade civil.

No final do encontro, o presidente do CRUP, António Rendas, disse que a situação é extremamente grave e que, tal como está, pode vir a faltar dinheiro para pagar ordenados e deixar de assumir compromissos com parceiros internacionais.

António Rendas salientou ainda que o financiamento público das universidades já foi reduzido em 144 milhões de euros, entre 2005 e 2012, podendo este valor atingir os 200 milhões de euros se o Orçamento do Estado vier a ser aprovado sem alterações.

O presidente do Conselho de Reitores acredita no diálogo e avisa que as universidades não vão “baixar os braços” enquanto decorre a discussão na especialidade do Orçamento do Estado.

Para já, o CRUP deverá ser recebido pelo ministro das Finanças, Vítor Gaspar, na próxima semana. Também já está pedida uma audiência com caracter de urgência ao Presidente da República, Cavaco Silva.

“Todos os reitores, neste momento, estão numa situação muito grave, porque têm a responsabilidade de apresentar aos conselhos gerais orçamentos que, do ponto de vista daquilo que é o funcionamento das instituições, são inviáveis”, alerta António Rendas.

OS reitores vão ler uma comunicação, na próxima sexta-feira ao meio dia, sobre a situação que afecta as universidades.