in TSF
A pediatra Cristina Matos explicou que o acrescentar de mais água ao leite em pó e a antecipação da introdução do leite de vaca pode causar problemas aos bebés de menor idade.
Cristina Matos explica alguns dos comportamentos que podem prejudicar as crianças mais pequenasCristina Matos fala sobre os perigos que este tipo de comportamentos podem provocar
Algumas mães estão a acrescentar mais água ao leite em pó e outras que estão a dar leite de vaca a bebés com poucos meses, comportamentos considerados de risco, lembra uma pediatra.
Em declarações à TSF, Cristina Matos, pediatra da maternidade Alfredo da Costa, indicou que este tipo de comportamentos estão a surgir devido à crise económica.
«Quando não têm leite materno para dar aos bebés e têm de adoptar leite adaptado às vezes notamos que em algumas situações as mães estão a fazer uma maior diluição do leite, ou seja, mais água em relação ao pó», explicou.
A pediatra lembrou ainda que, de acordo com os inquéritos alimentares que têm sido feitos, se verifica a «antecipação da introdução da leite de vaca», que não é recomendado para crianças abaixo de um ano de vida.
Segundo Cristina Matos, este tipo de alimentação menos adequada pode provocar «gastroenterites, diarreias e alergias» e causar também alterações ao sistema imunológico.
«Pode fazer com que essas crianças tenham eczemas, asma», concluiu esta pediatra, que lembra que este tipo de alimentação não é adaptada a este tipo de crianças.