11.6.13

Governo pretende alocar fundos do QREN para combater desemprego

in Jornal de Notícias

O ministro da Solidariedade e da Segurança Social anunciou que é intenção do Governo alocar, a médio prazo, fundos comunitários do QREN para "promover o combate ao desemprego".

"A médio prazo iremos alocar fundos comunitários para, em parceria com as instituições sociais, promover o combate ao desemprego, a criação de emprego sustentável e de qualidade", disse o ministro Pedro Mota Soares, que está a ser ouvido na comissão de Segurança Social e Trabalho, esta terça-feira.

Para alcançar este objetivo, é intenção do Executivo implementar "políticas preventivas ou de intervenção precoce e políticas reparadoras e de ativação de pessoas em situação vulnerável".

"Implementaremos, através dos fundos estruturais e de investimento, medidas que atenuem os impactos negativos da demografia sobre o sistema, que promovam a natalidade e um e um envelhecimento sustentável", revelou Mota Soares, no Parlamento.

Como exemplo, assinalou Mota Soares, "já reforçámos em mais de 80 milhões de euros para um total de 193 milhões de euros, o atual Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) no que à inclusão social diz respeito".