Raquel Trindade, in Jornal de Notícias
As crianças da Escola Básica de São José, em Lisboa, estão a escrever cartas informais aos idosos da freguesia, no âmbito do programa de intercâmbio entre gerações, que pretende estabelecer relações próximas entre a comunidade.
A iniciativa pretende ocupar as crianças durante as férias, por um lado contribuindo para o treino da escrita e caligrafia e, por outro, manter o contacto entre os mais novos e os mais velhos durante a pausa letiva.
Mais de 60 cartas serão enviadas nos próximos dias, com votos de "boas férias" e promessas de retomarem um contacto mais direto no regresso às aulas. "Boas férias e espero ter notícias vossas", escrevem as crianças.
Os autores das cartas apresentam-se e falam dos seus gostos, convidando os idosos a responderem . "Quem és tu?" lê-se numa carta escrita pela Beatriz, de oito anos.
Vasco Morgado, presidente da Junta de Freguesia de São José, refere que este projeto procura reforçar o "encontro geracional". "As crianças estão mais habituadas ao email, mas como os idosos não têm computador, optámos pela via tradicional das cartas", explica o autarca.
Lisboa apresenta um crescente peso da faixa etária mais idosa, segundo os censos dos últimos 50 anos.