in RR
Álvaro Santos Pereira vê aumento das exportações como um sinal de que o ajustamento financeiro está a resultar.
As exportações portuguesas atingiram em Maio um valor mensal recorde, tendo crescido 5,6% face ao mesmo mês do ano passado. Para o ministro da Economia, estes números mostram que os sacrifícios dos portugueses não foram em vão.
“Os portugueses, mais uma vez, estão a responder à crise, arregaçando as mangas e indo pelo mundo internacionalizando-se e apostando no sector exportador. Os últimos números mostram exactamente isso”, afirmou Álvaro Santos Pereira, esta quarta-feira, em Sines.
Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), em Maio foram transaccionados bens para o exterior num valor superior a 4,2 mil milhões de euros, acima do anterior máximo, registado em Março do ano passado.
O INE indica que o aumento das exportações deve-se ao acréscimo de vendas de combustíveis minerais, máquinas, plásticos e borrachas.
“Os indicadores avançados mostram muito claramente que o último trimestre foi o primeiro em que tivemos crescimento positivo nos últimos 12 ou 13 trimestres, o que quer dizer que começamos a ter os primeiros sinais de que os sacrifícios não foram em vão, o ajustamento português está a acontecer e que, sobretudo, os portugueses estão com grande patriotismo”, acrescentou.
Já quanto às notícias que dão como certa a sua saída do Governo, Álvaro Santos Pereira não quis comentar. O ministro da Economia limita-se a dizer que está a servir o país e a defender as reformas económicas deste Executivo.