12.11.08

Compras à lupa

in Jornal Público

Produtos úteis a preços baixos. São estas as prioridades dos portugueses para o Natal de 2008


Livros e roupa
Este ano, há dois produtos que os portugueses querem receber e oferecer: livros e roupa. A necessidade de reduzir os gastos excessivos e de tirar partido da época para adquirir produtos úteis vai fazer com que artigos como os DVD e os telemóveis passem para o final da lista de prioridades de compra. Há, porém, 47 por cento dos inquiridos que mostra vontade de receber dinheiro no Natal, embora nenhum refira esse item como prenda a oferecer.

Filhos são prioritários
A riscar alguém da lista de presentes a oferecer, serão os amigos e os colegas de trabalho. Só em terceiro lugar é que os portugueses colocam as prendas que compram para eles próprios como dispensáveis. Já os filhos vão ser considerados prioridade, tal como nos anos anteriores. Ao contrário da Europa do Leste, os pais vão privilegiar os jogos electrónicos, em detrimento de brinquedos tradicionais. Os equipamentos de exterior, como as bicicletas, surgem nos últimos lugares da lista.

Boas alternativas
Os portugueses vão tentar encontrar soluções mais económicas para controlar as despesas. Perto de 70 por cento dos inquiridos vai aproveitar as promoções ao máximo, escolhendo essa alternativa como a mais eficaz para poupar dinheiro. Cortar nos produtos supérfluos e de marca será a saída para 43 por cento das pessoas. O objectivo cortar gastos excessivos, levou 50 por cento dos portugueses a efectuar as compras de Natal na época dos saldos e vai fazer com que 14 por cento espere pelo fim da época festiva para se dedicar aos presentes.

Melhor preço conta
A característica que os portugueses mais vão privilegiar é o preço. Será esse o factor que os levará a escolher as lojas onde vão efectuar compras, sendo que 31 por cento admite que irá despender mais tempo a fazer comparações. Vão recorrer aos centros comerciais e aos hipermercados, deixando o comércio tradicional para quinto lugar. Querem encontrar empregados disponíveis e que conheçam muito bem os produtos.