13.11.08

Sobrevivem 85% dos projectos apoiados pelo microcrédito

Lucília Tiago, in Jornal de Notícias

Os quase mil projectos já apoiados pelo microcrédito mostram que a taxa de sobrevivência destas empresas é de 85%. Os dados foram avançados esta quarta-feira na apresentação das comemoração dos 10 anos do microcrédito.

Uma campanha de divulgação dos produtos e serviços dos microempresários, o lançamento de um livro sobre 30 projectos e a escolha de uma região específica do país para promoção da iniciativa e apoio no acesso ao microcrédito. Estas são algumas das dez acções com que a Associação Nacional de Direito ao Crédito (ANDC) pretende assinalar os 10 anos do projecto em Portugal.

Ao longo destas comemorações - que arrancam a 14 de Dezembro e se prolongam por um ano - terá ainda lugar a contratação do milésimo contrato de microcrédito concedido no âmbito dos acordos firmados entre a ANDC e os três bancos aderentes (Millennium bcp, CGD e BES).

Até agora, e tal como sublinhou ontem o presidente da Associação, Manuel Brandão Lopes, foram apoiados 993 projectos (180 dos quais apenas em 2008), que envolveram a concessão de 4,75 milhões de euros. Os dados mostram ainda que a taxa de sobrevivência das empresas criadas através do microcrédito é de 85%, um valor bastante superior à média de 33% verificada nas micro, pequenas e médias empresas. Brandão Lopes quis também afastar a ideia de que no microcrédito "existem apenas restaurantes e lojas de artesanato". Na realidade, afirmou, há também actividades com elevado nível de qualificação, sendo que 12% dos que beneficiam deste tipo de crédito têm o ensino superior.

Apesar de esperar para 2009 uma subida de pedidos (até porque o limite financeiro vai aumentar de 10 mil para 12 500 euros), Brandão Lopes adiantou que tal não se deverá ao aumento do desemprego, mas porque a ANDC tem previstas várias iniciativas de promoção do projecto.