in Jornal de Notícias
O comissário europeu dos Assuntos Económicos, Olli Rehn, afirmou, esta quarta-feira, em Bruxelas, que o programa de ajustamento português está "bem encaminhado" e sublinhou a necessidade de existir um "consenso alargado" sobre a sua aplicação.
"O programa de Portugal está bem encaminhado. Sabemos que agora é essencial executar bem o programa. Para isso, é preciso um consenso alargado a nível nacional", disse Olli Rehn, durante a conferência de imprensa de apresentação das "previsões de outono" divulgadas pela Comissão Europeia.
O comissário afirmou que as situações vividas em países como a Irlanda demonstraram que "um consenso nacional abrangente é essencial para o êxito do programa de reforma económica.
A Comissão Europeia prevê que a economia portuguesa volte a encolher 1% em 2013, mas comece a recuperar a partir do segundo trimestre, e que o desemprego atinja uma taxa recorde de 16,4% no próximo ano.
Para a economia europeia, o executivo comunitário estima mais um ano "turbulento", com um crescimento muito ligeiro em 2013, de 0,1% na zona euro e 0,4 no conjunto da UE, e a continuação da escalada do desemprego.