12.2.14

Canadá cria plano para sistema de imigração "mais rápido e flexível"

in Jornal de Notícias

O ministro da Imigração e Cidadania canadiano, Chris Alexander, anunciou o Plano de Ação Económica 2014 para permitir um sistema de imigração "mais rápido e flexível".

Segundo o Plano de Ação Económica (EAP, sigla em inglês) 2014, o governo pretende criar novos programas piloto para ir ao encontro das necessidades do mercado de trabalho e necessidades económicas do Canadá.

"O nosso Governo está focado em atrair empresários experientes e angariar capital que irá contribuir para o sucesso da nossa economia a longo prazo", disse o ministro da Imigração e Cidadania canadiano.

Chris Alexander afirmou ainda que o Governo continuará a focar-se "nos programas de imigração económica que façam sentido para o Canadá, garantindo as necessidade económicas e do mercado de trabalho que estão a ser cumpridas, agora e no futuro".

O Governo pretende acabar com o Programa de Investidor Federal Imigrante (IIP) e com o Programa Federal Empreendedor (EN). Segundo o executivo, o IIP gera benefícios económicos limitados ao Canadá.

Pesquisas mostram que os investidores que são imigrantes pagam menos do que outros imigrantes, são menos propensos a ficarem no Canadá a médio e longo prazo e muitas vezes não têm as competências necessárias, incluindo a proficiência da língua oficial, para a integração, como têm outros imigrantes provenientes dos mesmos países.

Em substituição destes programas, o Governo canadiano pretende criar programas-piloto mais centrados e eficazes que garantam que os imigrantes que vão para o Canadá possam proporcionar benefícios significativos para a economia canadiana e os detalhes das novas medidas serão anunciados nos próximos meses.

No âmbito Programa do Investidor Imigrante, o Canadá assegurava a residência permanente em troca de uma garantia de 800 mil dólares de empréstimo (antes de 2010 a quantia era apenas de 400 mil dólares).

Ao longo de 20 anos de carreira, um imigrante investidor paga cerca de 200 mil dólares menos no imposto sobre o rendimento do que um trabalhadores federal especializado, e quase 100 mil dólares a menos do que uma pessoa que cuida de crianças e idosos, por exemplo.