9.7.13

Linha do Cidadão Idoso recebe mais de 1.500 chamadas no primeiro semestre

in iOnline

A Linha do Cidadão Idoso, do provedor de Justiça, recebeu 1.539 chamadas nos primeiros seis meses de 2013, tendo os contactos vindo a diminuir mensalmente, chegando às 218 em junho, uma média de sete contactos por dia.

Os dados são do provedor de Justiça, que dá conta que em junho houve 218 pessoas que contactaram a Linha do Cidadão Idoso, a maior parte das quais (44) a pedir informações sobre direitos dos idosos.

Além destas, houve 18 contactos telefónicos por matérias relacionadas com saúde, como as taxas moderadoras, o transporte de doentes ou a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, havendo também 12 telefonemas por causa de maus tratos na família e 10 por abandono.

Houve igualmente 10 contactos por abuso material e financeiro, sete devido a isolamento, seis por causa de situações de carência económica, ou cinco por negligência nos cuidados, entre outros motivos.

De acordo com os dados do provedor de Justiça, o número de contactos feitos tem vindo a baixar mensalmente, tendo em janeiro registado 303 telefonemas, 278 em fevereiro, 272 em março, 223 em abril, 245 em maio e 218 em junho.

As 218 queixas apresentadas em junho foram feitas por 55 pessoas e 13 entidades.

Por outro lado, a Linha da Criança tem sentido o movimento oposto, com o número de chamadas a aumentar mês a mês até às 57 registadas em junho, repartidas entre 12 queixosos e três entidades.

No total dos seis meses, a Linha da Criança recebeu 277 chamadas, repartidas entre 40 em janeiro, 41 em fevereiro, 41 em março, 47 em abril, 51 em maio e 57 em junho.

De acordo com o provedor de Justiça, em junho, houve 13 queixas por causa do exercício de responsabilidades parentais, havendo também quatro telefonemas por causa de exposição de crianças a comportamentos desviantes ou três contactos por abusos sexuais.

Já a Linha do Cidadão com Deficiência, a terceira que completa o Núcleo da Criança, do Idoso e da Pessoa com Deficiência (N-CID), recebeu 60 chamadas em junho, tendo registado um pico de telefonemas em maio, com 109 contactos.

Para o provedor de Justiça, esse pico de chamadas “terá, muito provavelmente, a ver com o facto de, em meados de abril, ter sido feito o ‘lançamento’ formal da linha”.

Sendo assim, no primeiro semestre deste ano, a linha recebeu 314 chamadas, repartidas entre 28 em janeiro, 26 em fevereiro, 31 em março, 60 em abril, 109 em maio e 60 em junho.

No que diz respeito aos telefonemas feitos em junho, o provedor de Justiça salienta que a maioria (15) esteve relacionada com pedidos de informação sobre legislação e obrigações familiares, havendo também sete por causa da atribuição e verificação do grau de incapacidade ou cinco a pedir informações sobre beneficios fiscais, entre outros.