17.1.14

"Dentistas do Bem" chegam a Mogadouro para tratar jovens carenciados

por Olímpia Mairos, in RR

A iniciativa visa tratar crianças e jovens sem possibilidade de ter acompanhamento dentário. Os tratamentos são feitos gratuitamente nos consultórios dos médicos dentistas que aderiram ao projecto.

Os "Dentistas do Bem" estão no concelho de Mogadouro, para realizar consultas e tratamentos dentários a crianças e jovens carenciados.

"Ainda não tínhamos conseguido activar o projecto no Interior Norte e Mogadouro é primeira localidade da região a acolher a nossa iniciativa", refere Carla Graça, representante da "Turma do Bem".

Em Mogadouro, foram selecionados 20 adolescentes do agrupamento escolar e os que mais necessitarem de tratamento serão acompanhados dos 11 até aos 18 anos por um "Dentista do Bem", a quem caberá efectuar todos os tratamentos dentários necessários.

O objectivo do projecto “passa por tratar crianças e jovens que noutras situações não tinham possibilidades de fazer este tipo de consulta e acompanhamento dentário", refere Carla Graça.

Para Irene Louçano, presidente do Agrupamento de Escolas de Mogadouro, a iniciativa "é de louvar", ainda que gostasse de ver a medida “mais alargada e que pudesse servir a mais alunos, já que, de momento, só foram selecionados 20 adolescentes”.

Os tratamentos são feitos gratuitamente nos consultórios dos cerca de 480 médicos dentistas que aderiram à iniciativa e que se designam por "Dentistas do Bem".

Para o coordenador da iniciativa em Trás-os-Montes, Maurico Colpas Trigo, além de ser um "desafio", o projecto é uma ajuda concreta na medida em que “envolve socialmente crianças e jovens que estão em idade de ter uma boa saúde dentária".

Para fazer a triagem das crianças carenciadas com necessidade de tratamentos de saúde oral gratuitos, a "Turma do Bem" tem uma equipa de dentistas coordenadores que “realizam rastreios em escolas públicas de zonas mais carenciadas e em instituições sociais”.

A "Turma do Bem" é uma organização não-governamental (ONG) que nasceu no Brasil há 12 anos e chegou a Portugal em 2010. Aqui, a rede "Dentistas do Bem" soma cerca de 480 médicos voluntários, que já atendem mais de 1300 jovens.

Ao nível mundial, mais de 41.000 jovens recebem os préstimos dos já mais de 15.000 "Dentistas do Bem", fazendo do projecto, segundo a organização, a maior rede de voluntariado especializado do mundo.