By João Baptista, in Ribatejo on-line
O Núcleo Distrital de Santarém da EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza organizou uma “Caminhada pelos Afetos e pela Solidariedade” para assinalar o Dia Internacional da Erradicação da Pobreza, que se comemorou a 17 de outubro.
Com a colaboração da Câmara de Santarém, esta caminhada contou com a participação de algumas centenas de pessoas. A população sénior da região, crianças do 1.º ciclo do ensino básico e comunidade em geral caminharam pelos “Afetos e pela Solidariedade”. Também a vereadora com o pelouro da Ação Social da Câmara Municipal de Santarém, Susana Pita Soares, e o diretor do Centro Distrital de Segurança Social de Santarém, Tiago Leite, se associaram à iniciativa “Caminhar pelos Afetos e pela Solidariedade” promovida pelo Núcleo Distrital de Santarém da EAPN Portugal.
A caminhada teve início no Jardim da Liberdade e terminou na Praça Sá da Bandeira (Largo do Seminário), onde todos se juntaram para sensibilizar a comunidade para a luta contra a pobreza. Susana Pita Soares dirigiu-se à camada mais jovem da caminhada para lembrar os mais pequeninos que as suas “camisolas vermelhas simbolizam o amor, a cor do coração, gigante e cheio de amor que têm para dar aos outros”, também agradeceu ao Núcleo Distrital de Santarém da EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza que tem a finalidade de congregar um conjunto de instituições de solidariedade social do distrito, e desenvolver conjuntamente estratégias de intervenção social, com vista a erradicar/ atenuar a pobreza e a exclusão social.