17.1.14

Contas nacionais e desemprego estrutural são principais ameaças à estabilidade mundial

por Hugo Paula, in Negócios on-line

As crises orçamentais em alguns "países-chave" representam o maior risco para a estabilidade global em 2014, concluiu um inquérito junto dos participantes do Fórum Económico em Davos, que conta com a participação do ministro da Economia. Desemprego estrutural e crises hídricas estão entre principais ameaças à estabilidade mundial.

A maior preocupação dos participantes no Fórum Económico Mundial (WEF, sigla original) relativamente à estabilidade mundial é o risco de crises orçamentais em alguns "países-chave". Um risco que está ligado com a possibilidade do desemprego estrutural limitar o futuro das gerações mais novas, segundo a edição deste ano do estudo "Riscos Globais" realizado pelo WEF.

Estas ameaças estão directamente ligadas com a possibilidade de existirem problemas sociais, entre os quais a desigualdade de rendimentos e a instabilidade social e política.

O terceiro risco identificado pelos participantes neste estudo, no qual participaram líderes e especialistas que estarão presentes em Davos, entre 22 e 25 de Janeiro, é o das crises hídricas, que pode resultar em problemas locais e no aumento do custo global dos bens alimentares.

"Os riscos que implicam maiores preocupações para os inquiridos são as crises orçamentais em economias-chave, desemprego estruturalmente elevado e as crises hídricas", resume o relatório que identificou as ameaças em função do nível de preocupação, probabilidade e impacto e ainda pela interligação entre elas.