por Olímpia Mairos, in RR
O Dia Internacional do Idoso assinala-se esta quarta-feira. No Lar da Misericórdia, em Chaves, a preocupação é criar um ambiente familiar e mostrar aos idosos “o quanto são importantes”.
Uns ainda caminham, apoiados em muletas ou no braço dos companheiros, outros já estão no banco do Jardim do Bacalhau, em Chaves, a gozar o sol e a conversar amigavelmente. São idosos do Lar Nossa Senhora da Misericórdia.
“Vieram à rua dar um passeio, vieram ver outras pessoas e outras realidades e distraírem-se um pouco”, explica à Renascença Luísa Teixeira, animadora sociocultural da Santa Casa da Misericórdia de Chaves.
A técnica refere que é preocupação da instituição mostrar aos mais velhos “o quanto são importantes”, “valorizá-los”, fazer-lhes sentir que “ainda são úteis” e proporcionar-lhes todas as condições para uma “vida feliz”.
Na área da animação dos idosos, está também Pedro Pinto de Almeida. Tem 37 anos e sempre viveu na cidade. Desconhecia as tarefas do campo, realidade com a qual se começou a familiarizar através do convívio com os mais velhos.
“Estou sempre a aprender alguma coisa. Agora são as vindimas. A seguir, já sei que são as castanhas. Diariamente, vamos sempre aprendendo alguma coisa com eles”, conta Pedro, concluindo que, nesta dinâmica de reciprocidade entre mais velhos e mais novos, o mais novo é quem “mais recebe” em matéria de conhecimento e experiência de vida.
A técnica Luísa Teixeira realça também a dimensão afectiva - “familiar” - que se cultiva na instituição, apesar do “feitio”, da “personalidade” e “gostos de cada um”.
“Cada um recebe de nós um carinho especial”, porque “eles são todos especiais”, conta.
"Somos uma família”
Especial é também a D. Elisa Águia, de 74 anos, por quem o senhor João Teixeira, de 77 anos, nutre uma admiração particular pela faceta “carinhosa e habilidosa” da amiga. “Sabe pregar um botão numa camisa”, diz com ar matreiro.
Elisa sorri e conclui: “Somos todos amigos, somos uma família”.
“Não nos falta nada. Cuidam de nós e as funcionárias são muito simpáticas”, acrescenta Isaura Pereira, com 92 anos.
Esta quarta-feira ,celebra-se o Dia Internacional do Idoso. A data vai ser assinalada na Santa Casa da Misericórdia de Chaves com uma eucaristia, um almoço de confraternização e uma tarde recreativa, em que participam todos os Lares da Instituição.