9.11.12

Cáritas quer acender uma vela no Natal por cada desempregado

in RR

Velas podem ser adquiridas a partir deste fim-de-semana. Fundos angariados revertem para duas causas: as necessidades sociais das dioceses e também a missão da Verbo Divino na Amazónia. 08-11-2012 19:40 por Ana Lisboa

A "Operação 10 milhões de Estrelas - um gesto pela paz" foi esta quinta-feira apresentada oficialmente, uma iniciativa da Cáritas portuguesa que pretende angariar fundos para poder continuar a ajudar os mais desfavorecidos.

Este ano, a Cáritas lança um desafio no âmbito da campanha de Natal: o apelo é que se acenda uma vela por cada desempregado em Portugal, o que pode levar à compra de cerca de 600 mil velas.

A partir deste fim-de-semana podem ser adquiridas as velas nas Cáritas diocesanas, paróquias, escolas e nos supermercados que o ano passado já venderam as velas.

Os fundos angariados revertem para duas causas distintas, como explica Bernardino Silva, o coordenador da campanha: “65% do valor angariado fica para as Cáritas diocesanas, e damos sempre prioridade às necessidades prementes de cada diocese, sempre privilegiando a criança, o idoso e a sociedade mais frágil de cada localidade. Depois temos os outros 35% também pensando nos outros, numa causa internacional, este ano vai para um projecto dos missionários do Verbo Divino, na Amazónia, no Brasil.”

Os pedidos de ajuda não param de crescer e são cada vez mais aqueles que batem à porta da Cáritas a pedir apoio, sobretudo desempregados, idosos e cada vez mais jovens.