in iOnline
O Governo alemão está “confiante” de que Portugal irá prosseguir com as reformas acordadas com os credores internacionais, declarou hoje o porta-voz do executivo Steffen Seibert.
“O Governo [alemão] está confiante que Portugal irá continuar com as reformas acordadas”, disse o porta-voz, em declarações aos jornalistas, descrevendo ainda os esforços de Lisboa para superar a crise como “impressionantes”.
O porta-voz do executivo alemão reagia desta forma à atual crise política em Portugal, após a demissão de Vítor Gaspar, do Ministério das Finanças, e de Paulo Portas, líder do CDS-PP, parceiro da coligação governamental.
O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, fez uma declaração ao país na terça-feira à noite após a demissão de Paulo Portas de ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros.
Passos Coelho frisou que não se demitiria do cargo de primeiro-ministro, manifestando-se surpreendido com o pedido de demissão do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros.
Na mesma intervenção, o chefe do Governo adiantou que iria procurar com o CDS, parceiro da coligação governamental, garantir as condições de estabilidade do executivo.
Passos Coelho encontra-se hoje em Berlim para participar numa conferência europeia sobre emprego, participação que decidiu manter apesar do ambiente de crise governativa. O primeiro-ministro justificou esta decisão pela necessidade de preservar a "credibilidade" e "confiança" internacionais de Portugal.