in Diário As Beiras
Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza assinalado com conferência
A Biblioteca Municipal de Cantanhede foi palco de uma conferência subordinada ao tema “Pobreza, Participação e Desafios”. A sessão foi dinamizada pela Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN – Portugal), o município de Cantanhede, Rede Social de Cantanhede e o CLDS + Cantanhede 3G – Intervir, Integrar e Incluir e que surge na sequência dos Fóruns para a Capacitação, também organizados pelo CLDS +. No âmbito do Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza, esta sessão teve como objetivo a sensibilização dos participantes para serem protagonistas ativos na definição de trajetórias de vida inclusivas. “Não faça de conta que isto não lhe diz respeito! Diga Não à Pobreza” foi o mote do programa que começou com uma palestra de Alcides Monteiro, docente da Universidade da Beira Interior, a que se seguiu o lançamento de uma nova campanha da EAPN-Portugal.
Paula Duarte, vice-coordenadora do núcleo distrital desta entidade, referiu a propósito que “os desafios são muitos, mas temos de continuar a acreditar que é possível caminhar para um futuro melhor, mais justo e solidário, com o compromisso de todos e com a certeza de que se trata de uma luta indispensável. A erradicação da pobreza não é uma utopia, mas sim um objetivo urgente para o qual tem de existir vontade política e coragem para cumprir”. Novo projeto apresentado A ocasião serviu também para apresentar “O Desafio da Participação”, iniciativa que vai ser dinamizada através de uma parceria em que intervêm o CLDS Cantanhede 3G, pelo Conselho Local de Ação Social e a EAPN-Portugal, tendo como público-alvo as pessoas e famílias em situação de desemprego e/ou com baixos rendimentos, assim como os idosos em situação de vulnerabilidade social e económica. Segundo os promotores, “o projeto visa desenvolver a capacidade de participação, que é a chave da cidadania, pois aumenta o poder de atuação de cada indivíduo na sua própria vida, trabalhando igualmente a sua participação na sociedade enquanto cidadão”.
“A importância deste fórum, como ponto de encontro entre cidadãos, instituições – elogiando a presença de muitas IPSS´s que são, indiscutivelmente, parceiros estratégicos muito fortes e determinantes neste combate contra a pobreza e a exclusão social – e cidadãos em situação de pobreza e/ou exclusão social”, afirmou Pedro Cardoso, vereador do Pelouro da Solidariedade e Ação Social e presidente do CLAS de Cantanhede. Para o autarca, “dando visibilidade a esta problemática, conseguimos sensibilizar todos para a luta contra a pobreza e a exclusão social, com o objetivo de apelar para a urgência de travar este flagelo a todos os níveis, que ainda atinge tantas pessoas e famílias, uma grave negação dos direitos humanos fundamentais e de cidadania que não pode deixar ninguém indiferente”.