Patricia Sousa, in Correio do Minho
Acreditando que “os jovens líderes são o futuro do nosso país”, a AIESEC (Association Internationale des Estudiants en Sciences Economiques et Commerciales), com sede na Universidade do Minho (UMinho), quer chegar também, através de projectos de voluntariado e intercâmbio aos concelhos de Vila Verde e Vila Nova de Famalicão.
“Somos uma plataforma global onde os jovens podem crescer, ganhar experiência e onde o objectivo é fazer com que os mesmos utilizem as suas capacidades e valores”, explicou o direc- tor de Marketing do Comité Minho daquela associação, João Araújo, defendendo que “a liderança sustentável, informada e global pode ajudar a resolver muitos dos desafios”.
O Comité Minho é um dos comités a nível nacional. “Por trabalharmos em parceria com a UMinho, já proporcionámos mais de vinte experiências a estudantes e apostamos no estabelecimento de relações com as várias escolas e partes integrantes da mesma”, contou aquele responsável, destacando que na associação os jovens “não vêem problemas, mas soluções”.
No que toca a trazer pessoas do estrangeiro para a região, o Comité Minho desenvolve dois projectos. “O ‘Ativa’ pretende proporcionar um intercâmbio geracional e cultural entre jovens brasileiros e uma população mais envelhecida. Uma das áreas focadas é a animação sócio-cultural, ond
e se pretende que os voluntários participem em actividades já existentes na instituição e que implementem novas actividades, ao longo de seis semanas, onde demonstrem a sua cultura”, explicou João Araújo.
O ‘Make It Possible’ é, ainda segundo o director de Marketing, “um projecto de seis semanas em que estagiários vindos de diversos países promovem a aprendizagem e a criação e desenvolvimento de projectos tendo por base os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”.
Com estes projectos, os estudantes das escolas identificam os problemas nas suas comunidades e são desafiados a ponto de perceberem qual o papel que têm na resolução dos mesmos. Este projecto vai de acordo aquele que é o objectivo da AIESEC em prol do “desenvolvimento da liderança jovem, dando hipótese aos mesmos de assumirem um papel mais activo, de se inserirem num ambiente multicultural, formativo e desafiador e de serem capazes de serem a mudança que querem ver no mundo”.
Entretanto, a AIESEC leva a cabo outros projectos para colocar em prática o propósito, bem como desenvolver jovens líderes, como são exemplo disso os projectos Global Talent (oportunidade de adquirir experiência profissional a nível internacional numa empresa) e o Global Volunteer (Programa de estágios de voluntariado, focado na vertente social e que gera um impacto positivo nas comunidades).