Sara Piteira Mota, in Económico
Ministro da Economia espera descida gradual do desemprego ao longo de 2014.
O ministro sublinha que a recuperação da balança externa, corrente e de capital "já é positiva". "A balança mostra que Portugal já não tem défice externo e pela primeira vez em muitas décadas é financiador do exterior. E fá-lo através das exportações", acrescenta.
No discurso realizado no âmbito do " The Lisbon Summit", que decorre hoje a amanhã em Cascais, António Pires de Lima argumentou que a recuperação gradual se confirma através de três patamares: "a exportação como factor determinante da nossa viragem económica; os indicadores consistentes e persistentes e ainda a criação de uma agenda para o investimento".
O ministro da Economia acredita que o "pior em relação ao desemprego já passou" e que a taxa vai continuar a descer ao longo de 2014.
"A expectativa é que a taxa de desemprego possa continuar a reduzir-se, gradualmente, ao longo de 2014", sublinha o governante. A taxa de desemprego subiu a um máximo histórico de 17,7% em Março de 2013, mas acabou por ficar em 15,3% entre Outubro e Dezembro do ano passado.