3.11.16

Iniciativa da Rede Europeia Anti-Pobreza

Texto Juliana Batista, in Fátima Missionária

Grupos de cidadãos portugueses lançaram uma campanha nacional pela «não discriminação». Vários materiais que mostram a importância da inclusão estão a ser distribuídos para alertar a população para os «preconceitos e estereótipos negativos»

Os membros dos núcleos da Rede Europeia Anti-Pobreza de Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Guarda, Santarém e Viseu, em conjunto com os respetivos conselhos locais de cidadãos, desenvolveram a campanha nacional «Despir os preconceitos, vestir a inclusão».

O objetivo é «sensibilizar a comunidade em geral para a importância de não discriminação de pessoas com deficiência e incapacidades, pessoas idosas, desempregadas, migrantes e minorias étnicas, famílias em situação de pobreza e pessoas sem abrigo, ex-toxicodependentes e ex-reclusos», explicam os promotores da iniciativa, em comunicado.

No âmbito desta campanha serão distribuídos materiais como sacos, cartazes, postais, marcadores de livro e crachás que sensibilizam para este problema. Além disso, serão realizadas atividades de combate aos «preconceitos e estereótipos negativos».

Numa primeira fase, a ação vai envolver a comunidade escolar, as organizações da economia social e projetos de intervenção social. Mais tarde, será alargada a outros destinatários e «serão criados recursos didáticos para apoiar a dinamização de atividades junto dos mesmos».