in Câmara Municipal de Paredes
A Câmara Municipal de Paredes inaugurou ontem, dia 3 de fevereiro, a Exposição de fotografia intitulada “Ciganas”, da autoria de Sérgio Aires, que estará patente nas instalações do Município até ao próximo dia 15.
Desenvolvida no âmbito do projeto ROMI, da EAPN (Rede Europeia Anti Pobreza), a exposição tem como principal objetivo sensibilizar a comunidade em geral para uma maior valorização das mulheres ciganas, que ainda hoje tendem a ser alvo de dupla discriminação, por serem mulheres e por pertencerem a um grupo minoritário.
Na inauguração da exposição, que ocorreu no edifício dos Paços do Concelho, as mulheres ciganas foram as protagonistas, sendo homenageadas com um poema declamado pela autora e colaboradora da EAPN, Ana Homem de Albergaria.
O projeto ROMI, iniciado em julho de 2011, teve a duração de 29 meses e fomentou a cidadania ativa das mulheres ciganas nos concelhos de Paredes e Santo Tirso, contribuindo para a promoção da igualdade de oportunidades nas mulheres desta etnia, para quem a igualdade de género e de oportunidades é ainda ténue.