in Região Sul
Programa foi apresentado em Faro na passada segunda-feira
A iniciativa «Garantia Jovem», que pretende prevenir e combater o desemprego dos jovens portugueses, foi apresentada na passada segunda-feira, no Centro de Emprego e Formação Profissional de Faro.
A sessão contou com presença e intervenção do secretário de Estado do Emprego, Octávio de Oliveira, assim como de vários representantes nacionais e regionais do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e de outras entidades e empresas.
O governo aprovou a iniciativa «Garantia Jovem» em dezembro de 2013, com o objetivo de prevenir e combater o desemprego dos jovens portugueses.
A iniciativa procura proporcionar aos jovens entre os 15 e os 29 anos, desempregados ou afastados do sistema educativo e formativo, o mais rapidamente possível e gradualmente no prazo de quatro meses, “uma oportunidade de emprego, educação, formação ou estágio”.
Aumentar as qualificações dos jovens, facilitar a transição para o mercado de trabalho e reduzir o desemprego jovem são as principais metas do programa.
Um “trabalho em rede por um conjunto alargado de parceiros ao nível local” permitirá a oferta de respostas ajustadas às necessidades de cada jovem, incluindo mesmo estágios ou oportunidades de trabalho no estrangeiro.
Os jovens que não se encontrem integrados nem no sistema de educação e formação nem se encontrem inscritos nos serviços de emprego do IEFP podem registar o seu pedido de contacto no portal da «Garantia Jovem» ou dirigir-se a uma das várias entidades parceiras do projeto.
Mais informações estão disponíveis no sítio http://www.garantiajovem.pt.