in Agência Ecclesia
Mensagem do bispo diocesano para a Semana dos Seminário pede aposta no discernimento vocacional
O bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, afirma na mensagem para a Semana dos Seminários, que termina este domingo, que a “realidade dos jovens constitui uma nova forma de pobreza”.
“Os jovens de hoje vivem num mundo marcado por uma cultura técnica e de informação, que responde muitas vezes ao “como se faz” e cada vez menos ao “para quê”.
D. António Moiteiro escreveu que esta circunstância leva a “uma certa sensação de vazio ou de incerteza, realidade que se constitui como uma nova forma de pobreza” e que a Igreja não se pode “furtar a responder à sua emergência”.
Uma chamada de atenção presente na sua mensagem para esta semana dos Seminários, com o título “Fazei o que Ele vos disser” e onde reafirma que a diocese de Aveiro está empenhada para que os “jovens oiçam a voz de Deus e respondam com generosidade, através de um seguimento cada vez maior”.
Na sua mensagem o bispo de Aveiro destacou a importância das comunidades acompanharem “aqueles que mostram interesse em querer conhecer o Seminário” .
Pretende ainda “criar um grupo para acompanhar aqueles com mais de 18 anos e que se vão interrogando pelo seu sentido de vida e não excluem a hipótese do ministério ordenado”, pode ler-se.
No âmbito da semana dos Seminários a diocese tem duas celebrações, este sábado, pelas 21h30, na igreja paroquial de São Bernardo, e no domingo, dia 19 de novembro, a Eucaristia na igreja do Seminário de Aveiro, pelas 16h00.