Patrícia Sousa, in Correio do Minho
Promovida pelo Município de Braga em articulação com o Conselho Municipal de Juventude, o Orçamento ‘Tu Decides!’, que prevê uma dotação orçamental de 75 mil euros, assume-se como um dos principais meios da participação cívica dos mais jovens na construção da sua cidade. Em votação estão 22 projectos que abrangem diversas áreas de intervenção.
A criação de uma ‘Academia de Artes e Desporto’ é uma das propostas, que pretende desenvolver uma academia de artes e desporto, um espaço de desenvolvimento de competências artísticas e desportivas em crianças e jovens.
Outro dos projectos em votação é a ‘Reabilitação do recinto desportivo do canil’, na freguesia da Sé. A iniciativa é de um grupo de jovens da freguesia com o apoio da Associação Poder Viver na Sé.
A 3.ª edição do ‘Festival Radical’ é mais uma das propostas, que espera que este Festival da Arte Urbana seja “uma semana dirigida aos jovens de Braga e terá um conjunto de actividades que vão desde os desportos radicais (skate, patins em linha, BMX, freestyle motocross, escalada, slide, insufláveis) aos workshops temáticos (graffiti, DJ’s, MC’s, Break Dance, Percussão, Teatro de Rua, Danças Urbanas, etc)”, pode ler-se na proposta.
O ‘Lusiarte - Festival de Luz e Arte de Braga’, também se candidata ao Orçamento Tu Decides!, um evento nocturno, artístico e cultural. Pretende-se que se realize nos principais espaços públicos da cidade durante duas noites de Verão, contando com a participação de vários artistas nacionais e internacionais, que recorrem à luz .
Já na área da Educação e formação, diálogo intergeracional, cultura e criatividade, apresenta--se a proposta ‘Let’s Play’, que está dividida em três grandes partes: a formação, a divulgação/ formação de novos públicos e festival internacional.
Outro projecto a votação é o ‘Urban Sports Park Activation’. O principal objectivo é dinamizar o parque desportivo Urban Spots Park durante o ano de 2018, oferecendo um programa de actividades.
Num ano em que Braga será a Cidade Europeia do Desporto, surge outro projecto na área do desporto, saúde e bem-estar e voluntariado e inclusão social. A 2.ª edição do ‘Let’s Move’ surge no sentido da promoção de hábitos de vida saudável em toda a população, incentivando a prática desportiva em diferentes públicos-alvo.
Já na área da Educação e Formação, desporto, saúde e bem-estar surge a proposta ‘Dançar com alegria’ nos jardins-de-infãncia. Este projecto consistirá em dar aulas desenvolvendo um projeto coreográfico ambicioso.
‘Jovens Socorristas’ é outro das propostas a votação. Pelo trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, nos últimos dois anos pelo projecto Jovens Socorristas junto de centenas de alunos e respectivos cuidadores, considera-se fundamental continuar este trabalho de educação e formação, dotando as pessoas de ferramentas e técnicas básicas.
‘Karaté para todos’, outra das propostas, pretende requalificar uma sala do Estádio 1.º de Maio para a prática de Karaté, dinamizando-se assim a prática da modalidade.
‘Ciência por um Canudo’ é mais uma das propostas a votação neste orçamento, que apresenta um programa de espectáculos itinerantes de ciência que viajará pelo concelho para levar a ciência aos jovens, de forma divertida, experimental, educativa e gratuita.
Também a votação está o projecto ‘Intercâmbio entre cidade
s geminadas’, que se baseia na organização de um intercâmbio de duração de 15 dias entre as cidades de Braga, Clermont-Ferrand, Aberdeen e Rogensburg.
‘Vamos lanchar juntos’ no combate à solidão na velhice é outra das propostas a votação, onde se espera que equipas multidisciplinares acompanhem os idosos.
As propostas continuam com ‘Desporto: modalidades de vidas’, que contempla a publicação de um conto original e ilustrações, destinado a alunos do 1.º ciclo e uma performance/espectáculo final.
‘Braga Sounds Better’ propõe, entretanto, três dias de festival musical no coração da cidade, dentro dos géneros techno, hip-hop, drum n bass, tech house, trance, teggae e dubstep.
Com a proposta ‘A Bicicleta no Centro Histórico: a zona de coexistência de Braga’, espera-se sensibilizar de forma pedagógica e educatida através da Escola de Educação Rodoviária de Braga.
‘Mais Andebol Feminino’ é outro dos projectos apresentados que pretende mobilizar e sensibilizar para a democratização do desporto.
‘Parretas Team, das Ruas para o Ringue’ é o projecto social e desportivo de Boxe Parretas Team, que nasceu na rua e que pretende dar o salto para o ringue.
‘Abrir a Porta ao Mundo’ é outra das propostas a votação, que tem como objectivo a cidade multicultural.
Dotar uma sala no Estádio 1.º de Maio com condições para o desenvolvimento do desporto na área da capoeira é o objectivo da proposta ‘Capoeira Sul da Bahia’.
‘DonaRádio’ estimula à criação de um clube de rádio na Escola Secundária D. Maria II.
Por último, a proposta do Orçamento ‘Tu Decides!’ é a ‘Escola do Pedal’, que pretende desenvolver e implementar um programa de formação técnica e cívica para a utilização da bicicleta.
Instrumento incentiva à participação dos mais novos
O Orçamento ‘Tu Decides!’, que vai já na terceira edição, é uma forma de promover uma cidadania activa e participada por parte dos jovens bracarenses, assim como a sua aproximação às políticas levadas a cabo na cidade, materializando as suas ambições.
Para a vereadora da Juventude e do Desporto da Câmara Municipal de Braga, Sameiro Araújo, o Orçamento ‘Tu Decides!’ tem como objectivo não só criar “uma maior aproximação aos cidadãos mais jovens dos órgãos de decisão autárquicos, mas também promover o exercício de uma cidadania activa e participada junto dos jovens, o seu desenvolvimento pessoal e social, fomentando a educação para a cidadania e o diálogo entre os jovens e os órgãos de poder local”.
As candidaturas ao orçamento foram apresentadas até ao passado dia 31 de Agosto, numa iniciativa do Município de Braga que se assume como um dos principais meios da participação cívica dos mais jovens na construção da sua cidade.
O Orçamento ‘Tu Decides!’ contempla uma verba 75 mil euros para a edição deste ano. Cada proposta não devia ultrapassar um valor de realização global de 25 mil euros, sendo que abrangem áreas temáticas que vão desde a educação e formação; emprego e empreendedorismo; desporto, saúde e bem-estar; participação cívica; voluntariado e inclusão social; diálogo intergeracional à cultura e criatividade.
Entre os projectos apresentados há ideias ligadas ao desporto, à música, dança, um curso de formação em socorrismo, uma sala de rádio e uma sala para uma associação de estudantes, iniciativas de apoio a pessoas em solidão e da terceira idade e até um programa itinerante relacionado com a ciência.