in Rádio AltoMinho
O período de candidaturas para a Academia Sénior do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) já abriu. As candidaturas decorrem até ao final do mês de novembro e podem ser apresentadas nos Serviços Académicos de qualquer Escola Superior do IPVC.
A Academia Sénior detém “um programa de formação flexível, com unidades curriculares destinadas a todos os participantes e outras optativas que serão selecionadas de acordo com interesses dos formandos”, segundo Ermelinda Jaques, docente e coordenadora da Academia Sénior.
O projeto oferece atividades desportivas, culturais, visitas de estudo, conferencias, seminários, convívios gastronómicos, entre outros. É um programa que “propicia satisfação de necessidades de caráter cognitivo, físico, social e afetivo aos seus destinatários e os consciencializa dos benefícios da mobilização e participação ativa nas diversas atividades, promovendo, desta forma, o Envelhecimento Ativo”, salientou, em nota de imprensa, Ermelinda Jaques.
Com a Academia Sénior pretende-se “possibilitar o desenvolvimento pessoal e social a todos os indivíduos, nomeadamente, os que se encontram profissionalmente inativos; facilitar o acesso ao conhecimento científico e ao património cultural, bem como desenvolver nos cidadãos a terapia do ócio, ocupando os tempos livres no investimento de valores e capacidades que desenvolvam a Humanidade no ser humano”.
O objetivo é também combater a solidão e exclusão de uma faixa etária “mais vulnerável” contribuindo para a afirmação de uma cidadania ativa.