in RR
Secretário-geral das Nações Unidas lembra que os problemas de hoje "transcendem fronteiras".
O secretário-geral das Nações Unidas alertou para os "desafios graves" que o mundo enfrenta, desde os problemas com o clima às ameaças de segurança. Uma mensagem partilhada no dia das Nações Unidas.
Num vídeo publicado na página de internet da ONU, António Guterres elenca uma série de problemas que afectam o mundo. "Conflitos e desigualdades. Problemas extremos como o clima e intolerância mortal. Ameaças de segurança, incluindo armas nucleares".
Argumenta, no entanto, que "nós temos as ferramentas e riqueza para ultrapassar estes desafios. Tudo o que precisamos é vontade".
Para o secretário-geral da ONU, os problemas de hoje "transcendem fronteiras" e é, por isso, fundamental "transcender as nossas diferenças para transformar o nosso futuro. Quando atingirmos direitos humanos e dignidade humana para todas as pessoas, elas vão construir um mundo pacífico, sustentável e justo".
A concluir, Guterres pede que "nos dias das Nações Unidas, deixemos que nós - nós, os povos - tornem esta visão numa realidade".
Estas declarações surgem no âmbito do 72.º aniversário da ONU, e numa altura em que António Guterres se vai deslocar à República Centro-Africana numa visita de quatro dias para homenagear os militares e civis que lutam pela manutenção da paz em todo o mundo.