in Diário de Notícias
O número de pessoas com subsídio de desemprego anulado por incumprimento das obrigações perante os centros de emprego caiu 47% para 991 no primeiro semestre face ao período homólogo, segundo um relatório a que a Lusa teve hoje acesso.
Os dados constam do relatório de atividades referente ao primeiro semestre de 2017 da Comissão de Recursos do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).
A redução para quase metade das anulações "ocorre num quadro geral de descida do desemprego e do número de desempregados subsidiados", lê-se no documento.
Para a redução das anulações do subsídio de desemprego no primeiro semestre contribuiu a diminuição verificada na região de Lisboa e Vale do Tejo, dado o peso significativo que esta tem no total das regiões (660 anulações, ou seja, 67% do total).
De acordo com o relatório, 87 pessoas apresentaram recurso a contestar a anulação da prestação e 28 viram devolvidos os seus subsídios de desemprego.
Apesar de o relatório semestral não avançar quais os motivos para as anulações, uma das principais razões apontadas nos balanços anuais é habitualmente a falta de comparência obrigatória à convocatória do serviço de emprego.