in Diário de Notícias
A zona da Graça vai receber na sexta e no sábado o festival LisBoa Idade, com atividades para todas as idades, mas dirigido especialmente para o envelhecimento ativo, anunciou hoje o vereador dos Direitos Sociais da Câmara de Lisboa.
Para os dias 06 e 07 de outubro está prevista uma programação que se estende ao Jardim Augusto Gil, ao Jardim da Cerca, ao claustro e igreja do Convento da Graça, assim como à Escola Básica e Secundária Gil Vicente.
Entre as atividades gratuitas incluem-se concertos, tertúlias, exposições, ou 'workshops' sobre os mais variados temas: saúde, emergência, atividade física, comunidade, segurança ou alimentação.
As iniciativas arrancam na sexta-feira, às 14:30, na Escola Básica e Secundária Gil Vicente, com os 'workshops': "Velhas bonitonas, como ser uma delas?", organizado pela Associação Cabelos Brancos e Maria Seruya, e "Uma comunidade mais segura", a cabo da Polícia Municipal.
O festival LisBoa Idade foi hoje apresentado numa conferência de imprensa que decorreu no coreto do Largo da Graça, e que contou com a presença do vereador dos Direitos Sociais, João Afonso, da porta-voz e embaixadora Cláudia Semedo e do 'chef' Hélio Loureiro, parceiro do festival.
À semelhança da primeira edição, o apresentador Júlio Isidro será o anfitrião.
Na ocasião, o vereador aproveitou para assinalar que esta é uma iniciativa "para todas as idades", que pretende assinalar o Dia Internacional do Idoso, comemorado a 01 de outubro.
Dadas as eleições autárquicas, a Câmara de Lisboa "achou adequado adiar uma semana" e organizar um festival "mais concentrado" em dois dias, ao invés dos quatro dias no ano passado.
Apontando que a primeira edição, que decorreu no Jardim da Estrela, contou com cerca de quatro mil participantes, o vereador não quis fazer previsões de quantas pessoas poderão participar no festival este ano, frisando a importância de passar a palavra.
"Esperamos sempre mais pessoas, claro, mas esperamos também que essas pessoas possam transmitir [os ensinamentos] a outras que não estiveram lá", frisou João Afonso.
A mudança de espaço foi justificada com o facto de querer alargar o festival a outras zonas da cidade.
"No ano passado fizemos o festival num belo jardim, este ano é numa bela praça", assinalou o autarca.
Questionado sobre outras políticas municipais dirigidas aos mais velhos, João Afonso assinalou que é necessário "pensar o envelhecimento de forma organizada" e que as pessoas "têm de se preparar para envelhecer".
Assim, é necessária também uma adequação dos serviços, do espaço público e dos transportes, através de iniciativas da Câmara.
Para isso, foram implementadas as carreiras de bairro da rodoviária Carris, os passeios foram rebaixados, e está prevista a abertura do balcão do idoso na Loja do Cidadão do Mercado 31 de Janeiro no segundo trimestre de 2018.
A Câmara está a preparar também um serviço de teleassistência para toda a cidade, um "serviço universal" que o município espera ter operacional no "final de 2018, início de 2019", e que deverá chegar a 20 mil pessoas numa primeira fase.
Até lá, explicou o vereador, será lançado um concurso internacional.