in Correio de Minho
O Banco Local de Voluntariado (BLV) de Celorico de Basto realizou recentemente uma campanha de recolha de bens alimentares. A campanha decorreu no comércio local e como habitualmente permitiu restabelecer o stock de alimentos.
O presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, considerou as pessoas do seu concelho “sempre pautaram pela solidariedade e isso é bem notório nas campanhas promovidas e nos bens angariados. Infelizmente, ainda temos pessoas a precisar deste tipo de apoio mas estamos a actuar para que todos tenham as melhores condições de vida”.
Pedro Moura, técnico do Banco Local de Voluntariado, escolhe sempre o início de Agosto para efectuar a iniciativa devido a uma “maior afluê
ncia ao comércio com a chegada dos emigrantes”.
No entanto “temos dificuldade em conseguir voluntários para participar na campanha, visto que a sua maioria está em período de férias escolares e aproveitam para trabalhar durante o verão ou ir para fora”, lamentou Pedro Moura, realçando que se conseguiram articular para que tudo corresse da melhor forma, de modo a restabelecer o stock de bens alimentares.
Habitualmente o BLV realiza duas campanhas anuais de recolha de bens alimentares. Os bens recolhidos são, devidamente, acondicionados e atribuídos às famílias segundo critérios pré-definidos. Por norma as pessoas são encaminhadas para o BLV pela Segurança Social ou pelos técnicos de acção social das entidades locais.