in TVI24
Autenticidade do vídeo não está confirmada. Segundo a UNICEF, mais de cinco milhões de crianças são atingidas pela guerra no país
Na rede social Youtube está a circular um vídeo de um menino aparentemente sírio que confessa ter fome.
A origem do vídeo não é conhecida, tal como a identidade da criança não é revelada e sabe-se apenas que terá sido filmado alegadamente em Aleppo, na Síria, segundo o Daily Mail, apesar de pouco se descortinar do local e o entrevistador nunca se identifica ou aparece na filmagem.
Apesar das dúvidas quanto à autenticidade do vídeo, é difícil ficar indiferente ao olhar triste do menino que terá por volta dos cinco anos e que alega “ter fome” e comer erva” para sobreviver”.
Aleppo é a segunda maior cidade síria, um país que vive em clima de guerra civil há quase três anos, entre as forças leais a Bashar al Assad, que se recusa a abandonar o poder, e os rebeldes que querem destituir Bashar al Assad. Um conflito que já soma milhares de mortos, num país onde escasseia a comida e os medicamentos. E, como se não bastasse, o Estado Islâmico também entrou nesta guerra, querendo criar um califado do Iraque e da Síria. Todos lutam contra todos. O povo luta contra a fome.
Segundo dados oficiais da UNICEF, mais de cinco milhões e meio de crianças sofrem com a guerra civil na Síria.