in RTP
O programa "Garantia jovem" já abrangeu cerca de 300 mil jovens até ao momento, anunciou hoje o ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, que disse esperar que seja ultrapassada a meta europeia dos 375 mil.
Numa intervenção proferida na 104ª Conferência da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que se realiza em Genebra, Mota Soares afirmou que no âmbito do combate ao desemprego para jovens entre os 16 e os 30 anos, o programa "Garantia jovem, permitiu já abranger até ao momento cerca de 300 mil jovens".
"E vamos cumprir e talvez até ultrapassar a meta europeia dos 375 mil", referiu o ministro da tutela.
Embora a taxa de desemprego em Portugal seja, atualmente, de 13%, Mota Soares salientou que este não é ainda "um nível de desemprego que descanse" o Governo, mas "constitui um sinal de esperança para muitos portugueses".
O ministro deu ainda conta, na sua intervenção, que "face ao primeiro trimestre de 2013, foram criados mais de 194 mil postos de trabalho", tendo a população empregada a tempo completo aumentado em 170 mil desde o primeiro trimestre de 2013.
Já por cada contrato a termo, foram criados cerca de três empregos sem termo, segundo o governante.
"É claro que são ainda números de desemprego bastante elevados. Números que nos levam, também nas instâncias internacionais, a lembrar a necessidade de trabalharmos em conjunto para superarmos o desafio", sublinhou Mota Soares.
O ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social e o secretário de Estado do Emprego, Octávio de Oliveira, participam entre hoje e quarta-feira na 104ª Conferência da OIT, que se realiza em Genebra, Suíça, onde irão ter reuniões bilaterais com responsáveis dos governos dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), entre outros responsáveis.