in Rádio Vaticano
O alerta é do Presidente da Rede Europeia Anti Pobreza a propósito do aumento da pobreza infantil em Portugal e no contexto das celebrações do Dia Mundial da Criança, a 1 de Junho.
Portugal tem cerca de 25,6% das crianças em risco de pobreza. Os dados, relativos a 2013 e publicados no inicio deste ano pelo Instituto Nacional de Estatística, foram analisados por um grupo de trabalho coordenado pela EAPN Portugal/ Rede Europeia Anti Pobreza que pede um programa de acção “assumido como instrumento de política pública”.
Uma exigência sublinhada à Radio Vaticano pelo Presidente desta organização não governamental, que considera que a solução do problema não passa por “respostas assistencialistas e de emergência”, mesmo que “pontualmente” se justifiquem.
Para o padre Jardim Moreira, em conversa com o jornalista Domingos Pinto, “o que está em causa não é apenas o crescimento”, mas o “desenvolvimento da criança e da sociedade a partir da família”, oportunidade para deixar ainda um recado aos partidos políticos em tempo eleitoral.