4.9.17

Monção: Banco municipal de livros escolares beneficia cerca de uma centena de famílias

in Correio do Minho

Este ano, foram recebidos 613 manuais e entregues 480. Iniciativa do Banco Local de Voluntariado e Biblioteca Municipal, que vai no sexto ano consecutivo, visa a diminuição dos custos associados à aquisição de livros escolares, permitindo uma poupança às famílias monçanenses na entrada do ano letivo.

A entrega de livros escolares usados do Banco Municipal de Livros Escolares teve lugar esta manhã no auditório da Biblioteca Municipal de Monção. Ao todo, foram recebidos 613 livros e entregues 480 a 90 famílias do concelho que se inscreveram no projeto.

Os livros referem-se apenas ao 5º, 7º, 8º, 9º, 10º e 11º ano de escolaridade, uma vez que do 1º ao 4º ano os livros serão entregues gratuitamente pelo Ministério da Educação e o 6º e 12º ano viram os programas alterados, tornando “inadequados” os manuais do último ano.

Consequentemente, no ano letivo 2017/2018, sexto ano de implementação deste projeto, assistiu-se a uma diminuição dos livros recebidos em comparação com o último ano, passando de 1131 para 613. Apesar disso, houve um aumento de famílias inscritas, mais cinco, e de livros entregues que, em 2016, haviam sido 322.

Presidindo à sessão, o
vereador das atividades socioculturais, Paulo Esteves, destacou a importância deste instrumento de apoio à atividade letiva e aconselhou as crianças a fazerem bom uso dos manuais para que, no futuro, possam voltar a ser utilizados.

O responsável da pasta da cultura enalteceu o papel dos monçanenses que entregaram manuais escolares, do Banco Local de Voluntariado, dos serviços da Biblioteca Municipal e da voluntária Jacinta de Miguel que “cuidou” dos livros para serem entregues em condições.

A presente iniciativa, destinada a todos os agregados familiares do concelho, constou da receção de livros escolares usados e da inscrição para quem pretendia recebê-los no presente ano letivo. Depois de rececionados, na biblioteca municipal, todos os manuais foram limpos e restaurados pela voluntária Jacinta de Miguel.

Além do sentimento de partilha e solidariedade, esta iniciativa visa reforçar boas práticas de proteção e educação ambiental, através de uma gestão mais criteriosa do papel, bem como a diminuição dos custos associados à aquisição de manuais, permitindo uma poupança às famílias monçanense no arranque do ano letivo.

*** Nota da C.M. de Monção ***