26.11.14

Augusto Mateus: "Cometemos demasiados erros. Este é o momento da reconstrução"

por Ana Margarida Pinheiro, in Dinheiro Vivo

Augusto Mateus acredita que Portugal tem de criar uma política pública coesa para não voltar a errar na utilização de fundos comunitários. E o que quer isto dizer? Evitar gastar os fundos sem determinar previamente onde são precisos incentivos e investimentos.

"Temos de ter políticas públicas coerentes para a utilização dos fundos estruturais. Temos de saber como gastar o dinheiro", afirmou na III Conferência do Dinheiro Vivo que comemora hoje o terceiro aniversário da marca.

E se a Europa está a duas velocidades a culpa está nessa má utilização feita até aqui: "Quando vemos que há países mais desiguais, não interessa se estão a norte ou a sul da Europa, é porque fizeram uma melhor utilização dos recursos.

O que Portugal fez mal? "Não temos política económica, temos conversas. No anterior quadro tínhamos incentivos à exportação bruta, não tínhamos incentivos para a exportação direta". No fundo, "criámos políticas à revelia da construção da Europa e não valorizamos a substituição de importações, o carácter transacionável dos serviços".