Dora Mota, in Jornal de Notícias
Uma grande instituição ligada à Economia Social vai sair de Lisboa e instalar-se noutra zona do país. E uma nova instituição será criada, com sede fora de Lisboa e do Porto. O anúncio foi feito esta sexta-feira pelo secretário de Estado da Solidariedade e Segurança Social, Agostinho Branquinho.
A intenção do Governo é criar uma rede mais eficaz e, ao mesmo tempo, "descentralizar as decisões" ligadas ao terceiro setor, declarou o governante, durante a inauguração da nova sede da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, na Ribeira do Porto."Uma instituição está em Lisboa e vai sair e uma nova vai para outro lado, Não virá para o Norte, porque o Porto já vai ter o Banco de Fomento", disse Agostinho Branquinho.
A decisão foi tomada no Conselho de Ministros de ontem e o secretário de Estado Agostinho Branquinho não quis adiantar mais, remetendo mais pormenores "para os próximos dias". Questionado pelo JN, adiantou apenas que a instituição que vai deixar de ter sede em Lisboa terá uma dimensão menor que o Banco de Fomento.