Victor Andrade, in Expresso
O preço médio de venda da habitação em Portugal atingiu os 1.607 euros por metro quadrado, registando-se um tempo médio de venda das casas de seis mesesSe está à espera que os preços das casas baixem para comprar mais tarde, bem pode continuar à espera. É que, de setembro para outubro, os preços da habitação em Portugal (Continental) mantiveram-se inalteráveis.
De acordo com a base de dados Confidencial Imobiliário, o Índice de Preços Residenciais divulgado esta quinta-feira “apresentou uma variação nula face ao mês anterior, não confirmando a descida registada em setembro e voltando ao registo de estabilidade observado durante a pandemia”.
Em setembro, o preço das casas tinha registado uma oscilação de -2,1% em termos mensais, registando a maior variação negativa em cadeia dos últimos nove anos e quebrando o percurso de estabilidade iniciado em março.
Já na análise em termos homólogos – comparando com outubro de 2019 -, “a subida dos preços voltou a arrefecer, situando-se em 6,7%. Este é o segundo mês consecutivo em que a valorização homóloga fica baixo dos dois dígitos, algo que tinha acontecido pela última vez em junho de 2017”, sublinham os responsáveis da Confidencial Imobiliário.
Em outubro o preço médio de venda das casas em Portugal atingiu os 1.607 euros por metro quadrado, registando-se um tempo médio de venda da habitação de seis meses.
O Índice de Preços Residenciais da Confidencial Imobiliário acompanha a evolução dos preços de transação de habitação, sendo apurado a partir dos dados reportados ao Sistema de Informação Residencial desde 2007.