16.1.17
Fundação Europeia para a Juventude anuncia candidaturas
in Diário 560 on-line
A Fundação Europeia para a Juventude (European Youth Foundation - EYF) é um fundo criado pelo Conselho da Europa para apoiar financeiramente as actividades juvenis europeias, com sede em Estrasburgo. Visa incentivar a cooperação entre os jovens na Europa através do apoio financeiro às actividades dos jovens. Trata-se de actividades que servem para a promoção da paz, da compreensão e da cooperação num espírito de respeito pelos direitos humanos, a democracia, a tolerância e a solidariedade.
A EYF presta apoio financeiro à actividades empreendidas por ONG ou redes de jovens, ou ainda outras ONG envolvidas nos domínios do trabalho com jovens, relevantes para as políticas e os trabalhos do Conselho da Europa no domínio da juventude:
Educativas, sociais, culturais e humanitárias de carácter europeu;
Actividades destinadas a reforçar a paz e a cooperação na Europa;
Actividades destinadas a promover uma cooperação mais estreita e uma melhor compreensão entre os jovens na Europa, nomeadamente através do desenvolvimento do intercâmbio de informações;
Actividades destinadas a estimular a ajuda mútua na Europa e nos países em desenvolvimento para fins culturais, educativos e sociais;
Estudos, investigação e documentação sobre questões relacionadas com a juventude.
O EYF pode ainda apoiar "actividade internacional", incluindo reuniões de jovens ou líderes de jovens na Europa, a fim de promover a participação e a aprendizagem intercultural. O EYF cobrirá dois terços do custo total, com uma subvenção máxima de 20 mil euros.
"Plano de trabalho anual", incluindo uma série de atividades para os anos seguintes, atividades-piloto e também publicações (incluindo desenvolvimento web). Essas atividades seriam parte da estratégia ou plano de ação de cada ONG para os próximos anos. O subsídio máximo para esta vertente é de 50 mil euros.
"Subvenção estrutural" - A Fundação Europeia para a Juventude pode conceder, de dois em dois anos, às organizações ou redes internacionais não governamentais de juventude uma contribuição para cobrir parte dos custos administrativos gerais inerentes ao exercício das suas actividades ao nível europeu. O subsídio máximo anual neste caso é de 25 mil euros por ano, durante dois anos (ou seja, um máximo de 50 mil euros por dois anos).
"Subsídio estrutural único (não renovável)" - A Fundação pode também contribuir para os custos administrativos das redes regionais, a fim de as ajudar a estabelecer uma estrutura europeia. Concessão única máxima: 10 mil euros.
"Atividade Piloto" - é uma intervenção que aborda um desafio social específico ligado ao contexto local em que ocorre. As prioridades para as atividades-piloto em 2016 são: combater o discurso de ódio, construir sociedades inclusivas, construir comunidades pacíficas. Subsídio máximo: 10 mil euros.
Os candidatos devem representar uma organização ou rede internacional de jovens não governamentais, uma organização ou rede nacional ou local de organizações não governamentais de juventude ou estruturas não governamentais envolvidas no trabalho com jovens, provenientes dos Estados membros do Conselho da Europa. Uma lista dos membros pode ser encontrada aqui.
Prazos:
1 de Abril de 2017 para:
- Actividades internacionais que decorrem entre 1 de Janeiro e 30 de Junho (1º semestre do ano seguinte);
- Plano anual de trabalho para o ano seguinte
1 de outubro de 2017 para:
- Actividades internacionais realizadas entre 1 de Abril e 31 de Dezembro (2º semestre do ano seguinte)
- Plano anual de trabalho para o ano seguinte;
- Subsídios estruturais únicos para o ano seguinte (rede regional)
1 de outubro de 2017 para:
- 2 anos de subvenção estrutural para 2018-2019 (ONG/redes internacionais).
Não existem prazos fixos para os pedidos de projectos-piloto, que devem ser apresentados em tempo útil antes do início da actividade, a fim de permitir uma avaliação adequada.