in TSF
Conheça os países que são considerados mais e menos corruptos. Portugal perdeu uma posição, mas especialistas dizem que mais grave é a falta de progressos.
Portugal estagnou no combate à corrupção e no mundo há cada vez mais sinais de que a corrupção está a aumentar. Em resumo, são estes os principais resultados do último Índice de Perceções da Corrupção feito anualmente pela Organização Não Governamental (ONG) Transparência Internacional.
Na União Europeia, Portugal está mais ou menos a meio da tabela, sendo, dependendo do ponto de vista, o 17º menos corrupto ou o 15º mais corrupto.
Na comparação com os 176 países do mundo avaliados neste índice, Portugal é, contudo, o 29º menos corrupto, tendo no entanto descido uma posição entre 2015 e 2016, bem como perdido um ponto na avaliação (tem hoje 62 pontos num máximo possível de 100).
O porta-voz da Associação Transparência e Integridade (TIAC) diz que esta descida ligeira não é estatisticamente significativa. O problema é que Portugal está estagnado, há vários anos, no combate à corrupção, sem grandes subidas ou descidas.