10.7.15

ONU: 800 mil pessoas vivem com menos de 1,25 dólares por dia

in Euronews

Mais de 800 mil pessoas, em todo o mundo, vivem em condições de extrema pobreza e de fome, anunciou esta semana a Organização das Nações Unidas.

Reduzir a pobreza extrema e a fome é o primeiro dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, estabelecidos pela ONU em 2000.

Em 1990, cerca de 1900 milhões de pessoas, em todo o mundo, viviam com menos de 1,25 dólares por dia.

Apesar do sucesso das medidas adotadas a Organização acredita que há ainda um longo caminho a percorrer.

“O progresso ainda não chegou a todos. Muitas pessoas ficaram para trás (…). Muitas mulheres e crianças continuam a morrer durante a gravidez ou devido a complicações relacionadas com o parto. Muitas pessoas não têm instalações sanitárias adequadas, especialmente nas zonas rurais”, anuncia o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon.

O relatório das Nações Unidas indicou que o número de mortes, em todo o mundo, de crianças com menos de cinco anos caiu para metade, desde 1990, contudo, cerca de 16 mil crianças continuam a morrer, todos os dias, devido a causas que podiam ser prevenidas.

Os líderes mundiais devem adotar um novo conjunto de Objetivos de Desenvolvimento, na Cimeira de setembro. A meta é erradicar a pobreza extrema até 2030.