29.7.15

México usa arte urbana para combater a violência e gerar emprego

in TSF

Um "arco-íris" de cor cobriu as paredes de um bairro degradado do México. O pedido veio do governo mexicano e os resultados estão à vista.

A "Germen Crew" é um coletivo de artistas urbanos que se especializou em nos últimos 13 anos em usar formas alternativas de comunicação - como o grafito ou o muralismo - para contribuir para a regeneração do tecido social através da reinterpretação da história e cultura mexicanas.

O governo mexicano pediu-lhes que reabilitassem a imagem do bairro de Palmitas, em Pachuca, no México, e o desafio foi aceite. Durante cinco meses as paredes de mais de 209 casas, habitadas por 452 famílias, foram cobertas de tinta, passando cada uma a ser uma pequena parte do mosaico que constitui o macro-mural com cerca de 20 mil metros quadrados.

O projeto macro-mural não se limitou a tornar o bairro mais bonito, mas também alavancou uma transformação social positiva: as famílias foram envolvidas no processo, promovendo a coexistência, criando uma herança cultural e também uma atração turística. Como resultado, a violência entre os jovens foi erradicada e foram criados postos de trabalho.

Fotogaleria de Ana António, fotografias cedidas por Germen Crew.