In Gazeta das Caldas
Jovens Voluntários das Gaeiras aderem ao projecto de educação cívica A Associação de Jovens Voluntários das Gaeiras integra, desde o passado dia 13 de Agosto, o projecto Miracool. Este é um programa que une jovens de dez países com o objectivo de praticar o conceito de educação cívica.
Na prática, o projecto incentiva as pessoas a serem os seus próprios heróis, fazendo acções que ajudem a mudar o mundo. E mudar o mundo é ajudar um idoso a atravessar a estrada, é acompanhar uma pessoa com mobilidade reduzida pela cidade, é dar de comer a quem tem fome, ou pôr um sorriso na cara do próximo...
Para incentivar as boas acções o projecto terá, no terreno, vários autocolantes. Estes serão colocados em locais públicos e estabelecimentos comerciais espalhados por toda a região, estando georreferenciados.
Quando os utilizadores se aproximam dos autocolantes, recebem a informação e os desafios nos seus smartphones – através da tecnologia NFC (Near Field Communication) ou do código QR. Os desafios são de índole cívica e humana, como os exemplificados acima.
Por fim, os utilizadores podem publicar os vídeos das suas acções e receber pontos por isso, numa espécie de jogo, onde ganha quem mais o bem pratica.
Este desafio foi lançado no âmbito do projecto PEACE. (People Enabling Actions for Civic Education), tendo sido discutido por 23 jovens de 10 países europeus, na Áustria, entre 1 e 11 de Agosto, com a participação de Cláudio Rodrigues, um jovem gaeirense da associação.
O Miracool assume-se como uma tentativa de construir um caminho educativo e pedagógico para o civismo e funciona através da criação de mensagens que promovam a cidadania, paz e direitos humanos.
Apresenta-se como um encorajamento “para dar o próximo passo rumo à sustentabilidade humana, incentivando as pessoas a serem activas no processo de transformação do mundo”