in Jornal de Notícias
O número total de desempregados aumentou 0,4% em setembro (mais 2.132 inscritos) face ao mês anterior, segundo as estatísticas divulgadas pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional.
Já o desemprego registado no final do mês de setembro baixou 12,6% em termos homólogos (em relação ao mesmo mês do ano anterior)- No final de setembro, o desemprego, relativo a pessoas sem emprego, "imediatamente disponíveis para trabalhar e com capacidade de trabalho", afetava 538.713 indivíduos, menos 77.909 do que há um ano.
No entanto em comparação com o mês anterior, o número total de desempregados registados no IEFP aumentou 0,4% (mais 2.132 inscritos).
O principal motivo da inscrição dos desempregados, adianta o IEFP, é o "fim do trabalho não permanente" (44,1%), seguido pela categoria "ex-estudantes" (12,6%) e pelo motivo "despedido", com 7,9%.
O documento do IEFP, designado "Informação Mensal do Mercado de Emprego", é de natureza estatística, pelo que não explica as variações ocorridas.
O IEFP, porém, especifica que a diminuição do número de inscritos nos centros de emprego foi generalizada nos setores da economia: primário (4,2%), secundário (19,0%) e terciário (11,4%).
De forma ainda mais pormenorizada, adianta-se que "as descidas percentuais mais acentuadas v