23.10.15

Sabrosa disse SIM à erradicação da pobreza e solidariza-se com Santa Catarina

In Notícias do Douro

A Câmara Municipal de Sabrosa congratula-se com o sentido solidário e a adesão manifestada pelas instituições e população do concelho através das várias iniciativas levadas a cabo no passado sábado no seu Auditório Municipal, para assinalar o Dia Internacional da Erradicação da Pobreza. Esta iniciativa na qual o Município colaborou, através do seu pelouro da ação social, foi inserida na Programação Distrital alusiva à jornada e coordenada pelo Núcleo Distrital de Vila Real da Rede Europeia Anti Pobreza, EAPN.

fotoNela participaram também as crianças do 1º e 2º ciclo do Agrupamento de Escolas, sensibilizadas igualmente para esta causa humanitária dirigida ao combate a este flagelo social. A representação da peça de teatro, “O saco das nozes” pelo grupo “A Filandorra-Teatro do Nordeste”, bem como a participação do grupo juvenil “Amigos da Dança”, emprestaram animação e cor a um dia muito rico na exaltação de valores de partilha com os mais carenciados.

Neste sentido, o executivo municipal registou também com satisfação as muitas ofertas da população solicitadas por iniciativa da Rede Social do Concelho de Sabrosa e destinadas a ajudar aqueles que mais precisam. Mais de 200 pessoas aderiram a este apelo doando cerca de 300 kg de géneros alimentícios, muito vestuário, material escolar, calçado e dezenas de brinquedos. O dia foi ainda preenchido com uma pintura coletiva de um mural e mensagens referentes à pobreza, escritas pelas crianças.

Elevando ainda mais, neste evento, a palavra solidariedade num sentido universal, todo o material didático e escolar recebido será destinado à comunidade estudantil mais carenciada de Santa Catarina na ilha de Santiago em Cabo Verde, no âmbito do protocolo de colaboração recentemente celebrado entre os dois Municípios. Os outros bens serão encaminhados para as famílias mais necessitadas do concelho de Sabrosa beneficiárias de RSI e sinalizadas pela CPCJ, através das respetivas entidade competentes.

Reconhecendo que a jornada foi um êxito e um ato importante para sensibilizar toda a comunidade para o problema crescente da pobreza, a Câmara Municipal de Sabrosa não deixa contudo de manifestar uma vontade que é uma ambição comum a todos aqueles que perfilham os mesmos valores solidários de fraternidade e de combate às desigualdades sociais. Ou seja, que todos os dias possam ser de luta contra a pobreza, através da definição e execução de políticas adequadas a este fim.