Frederico Ribeiro, In Local
LISBOA – Estruturas Locais De Voluntariado: Que Futuro? é o tema do Encontro Intermunicipal de Voluntariado que vai acontecer amanhã, dia 22, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Lisboa. Esta iniciativa, que se insere no programa Lisboa Capital do Voluntariado 2015, é uma realização conjunta das câmaras municipais de Lisboa, Torres Vedras e Cascais, através dos respetivos Bancos Locais de Voluntariado e da Confederação Portuguesa do Voluntariado.
João Afonso (vereador dos Direitos Sociais da Câmara Municipal de Lisboa), Nuno Francisco Piteira Lopes (vereador da Área de Gestão Territorial e Intervenção Territorial da Câmara Municipal de Cascais), Ana Umbelino (vereadora da Divisão de Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Torres Vedras) e Eugénio da Cruz Fonseca, presidente da Direção da Confederação Portuguesa de Voluntariado, abrem o encontro que pretende refletir sobre a ação dos Bancos Locais de Voluntariado e dos desafios que se colocam para o futuro.
Ao longo do dia, vão ser várias as intervenções e os exemplos apresentados sobre qual é o papel dos bancos municipais de voluntariado, fazendo, até, comparações com outras estruturas internacionais. Vicente Ballesteros do Centro Europeu do Voluntariado, veio até Lisboa para participar neste enquadramento mais alargado, sendo a sua intervenção seguida por um debate moderado por Fernanda Freitas. Durante a tarde há ainda lugar para apresentações da Fundação Eugénio de Almeida e dos três bancos de voluntariado municipal envolvidos neste encontro.