Jorge Horta, in Portugal Digital
Entre outubro e novembro o problema do desemprego voltou a agravar-se em Portugal, segundo as estatísticas do Instituto do Emprego e Formação Profissional. O número de desempregados subiu 1,5% no mês passado.
Lisboa - O desemprego em Portugal voltou a crescer em novembro, com mais 8.220 desempregados registados nos centros do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), ou seja, mais 1,5% que no mês anterior.
Os dados agora publicados pelo IEFP mostram que no final de novembro Portugal tinha oficialmente 550 mil desempregados registados, embora o número total de pedidos de emprego seja de quase 767 mil.
Em comparação com novembro de 2014, no entanto, o desemprego em Portugal baixou 8%, com menos 47.833 casos no espaço de um ano.
De acordo com a informação do IEFP, dos 550 mil desempregados inscritos nos centros do instituto em novembro 52,3% eram mulheres e 47,7% eram homens e 13% eram menores de 25 anos.
As estatísticas do IEFP indicam ainda que 47,4% dos desempregados contabilizados estão sem trabalho há mais de um ano.
Do total de desempregados quase 14% têm formação superior, quase 25% terminaram o ensino secundário e os restantes apresentam níveis de instrução inferiores.