Anabela Góis,in RR
Iniciativa da associação de estudantes da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa conta com 79 voluntários que visitam 49 idosos das freguesias da Estrela e de Campo de Ourique.
O projecto de voluntariado “Saúde Porta a Porta”, que acompanha em Lisboa munícipes idosos ou em situação de carência de saúde ou socioeconómica, acaba de entrar no segundo ano de vida com cada vez mais pessoas envolvidas.
A iniciativa desenvolvida pela associação de estudantes da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa, em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa e o hospital CUF Infante Santo começou com 40 voluntários, estudantes de Medicina do 3º ao 6º ano, que acompanhavam 22 idosos.
Agora já são 79 estudantes envolvidos e fazem visitas a 49 idosos das freguesias da Estrela e de Campo de Ourique, referenciados pelas assistentes sociais das juntas de freguesia. Em breve, vão começar a fazer visitas também na zona da junta de freguesia da Misericórdia.
Os jovens fazem visitas regulares e realizam rastreios de hipertensão arterial, diabetes e colesterol, aconselhamento do estado de saúde, fazem propostas de conciliação terapêutica e sinalização das carências sociais ou de saúde dos indivíduos referenciados. Nestas visitas contam-se historias, fala-se de dificuldades e tiram-se dúvidas sobre doenças e medicamentos.
Um prémio de 15.600 euros permitiu alargar os participantes desde o ano passado, e segundo Beatriz Porteiro, a coordenadora do projecto, no futuro também serão alargadas as zonas abrangidas.